A somatiza
ção é a manifestação de sintomas físicos causados por fatores psicológicos ou emocionais (somáticos). Por exemplo, o estresse pode fazer com que algumas pessoas desenvolvam dores de cabeça, dor no peito, dor nas costas, náusea ou fadiga.
As pessoas com esses distúrbios sempre se concentram em seus problemas físicos, o que significa que muitas vezes procuram aconselhamento e tratamento médico, em vez de procurar atendimento psiquiátrico ou psicológico.
Com os distúrbios de somatização, os pacientes experimentam sintomas físicos contínuos que estão ligados a pensamentos, sentimentos e comportamentos excessivos em resposta aos problemas psicológicos. Os pacientes costumam estar angustiados e têm dificuldade em funcionar socialmente, no trabalho ou academicamente. Esses distúrbios incluem:
· Somatização
· Transtorno de ansiedade
· Fatores psicológicos que afetam o físico
Destas condições, as duas manifestações somáticas mais comuns são a ansiedade e a depressão.
Depressão
A depressão é caracterizada por problemas físicos contínuos associados a pensamentos, sentimentos e comportamentos prejudiciais, como resposta a essas queixas psicológicas. Os sintomas são experimentados, embora uma condição médica possa ou não estar presente. Os médicos geralmente diagnosticam a condição com base na história do paciente e o foco do tratamento é um relacionamento médico-paciente contínuo, junto com a psicoterapia. Podem ser usados medicamentos.
Transtorno de ansiedade
O transtorno de ansiedade acontece quando uma pessoa está preocupada com o futuro. A condição é diagnosticada quando os medos e sintomas persistem por algum tempo. O tratamento está focado em uma forte relação médico-paciente, acompanhada pelo uso de terapia comportamental e pode ser realizado uso de medicamentos.
Os problemas de somatização podem ser causados por vários fatores. Uma teoria comum é que as questões de somatização são uma defesa contra o sofrimento psicológico. A ansiedade ou a depressão podem ser vistas como desfavoráveis devido aos estigmas que envolvem os diagnósticos psiquiátricos. Esse é um dos motivos da psicoterapia ser muito importante.
Qual é o prognóstico para problemas de somatização?
A severidade dos sintomas de somatização geralmente varia ao longo do tempo se não tratada. O tratamento para distúrbios de somatização consiste em terapia em combinação com medicamentos. A terapia comportamental cognitiva, ou TCC, pode ajudar as pessoas que sofrem de problemas de somatização a identificar os padrões negativos de pensamento e comportamento que contribuem para seus sintomas fisiológicos e desenvolver estratégias para reconhecer seus pensamentos e medos disfuncionais sobre sensações físicas.
Com o tempo, eles são incentivados a aumentar suas atividades diárias, permitindo que funcionem em um nível normal. Antidepressivos são comumente prescritos juntamente com intervenções psicoterapêuticas, a fim de aliviar seus sintomas.
Conheça os sintomas mais comuns da somatização:
1 - vômitos
2 - palpitações
3 - dor abdominal
4 - dor torácica
5 - náuseas
6 - tonturas
7 - flatulência
8 - ardência nos órgãos genitais
9 - diarreia
10 - indiferença sexual
11 - intolerância alimentar
12 - dor durante o ato sexual
13 - dor nas extremidades
14 - impotência
15 - dor lombar
16 - dismenorreia
17 - dor articular
18 - outras queixas menstruais
19 - dor miccional
20 - vômitos durante a gravidez
21 - dor inespecífica
22 - falta de ar
Se você sofre de algum desses sintomas, além de buscar ajuda médica pode procurar também acompanhamento de um psicólogo capacitado. Ele pode te ajudar a compreender de onde esse sintoma está vindo, qual a causa desse adoecimento e tratar.
A Aliança Espaço Terapêutico, oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta. Você não está sozinho, conte conosco!
Clique aqui e marque sua consulta com psicologo no recreio dos bandeirantes-RJ
Leia sobre:
Tratamento da Fobia Social Transtorno de Ansiedade Social (TAS) Tratamento de Transtornos Alimentares
Acesse nossas redes Sociais:
Comments