top of page

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS?

Atualizado: 14 de mar. de 2023


E época de pandemia é inevitável que a ansiedade fique mais elevada, mas mesmo nesses tempos estressantes existem maneiras de aprimorar sua maneira de lidar com a ansiedade e a terapia pode reduzir significativamente seu sentimento de desamparo. Porque se temos que ficar em casa sentindo ondas de ansiedade, pelo menos podemos aprender a gerenciá-las.

Saiba que não há problema em ter ansiedade. Você não está sozinho. O primeiro passo para dominar sua ansiedade é reconhecê-la e saber quando ela acontece. Em vez de ignorá-la e deixá-la crescer e lhe dominar, simplesmente observe a ansiedade assim que começar a sentir aquele ‘aperto’ no seu coração.

Reconhecer o sentimento de ansiedade coloca você de volta no controle; em vez de enfrentar uma ameaça desconhecida, que aparece assustadora. Ao reconhecer a ansiedade, você pode começar a buscar conhecer qual a sua fonte. A ansiedade é uma resposta emocional a uma ameaça futura prevista. E, embora haja muito pânico com a ideia geral do coronavírus, geralmente podemos ser mais específicos sobre o que realmente nos preocupa.

Algumas pessoas podem estar respondendo a preocupações práticas, como a ameaça de perder o emprego, a falta de contato social ou a possível falta de suprimentos, como alimentos. Outros podem ficar sobrecarregados com preocupações sobre o futuro pós-pandemia.

Quando temos uma perspectiva do que é a ansiedade, é mais fácil explorar maneiras novas e mais produtivas de se relacionar com ela. Muitas pessoas sentem ansiedade, esses sentimentos são bastante comuns.

Um exercício interessante, é anotar as suas preocupações para levar para a terapia, assim é mais fácil identificar a causa. Muitas pessoas quando escrevem, facilitam a chegada de soluções mais realistas. A terapia vai ajudar então a eliminar os obstáculos e também na aceitação das coisas que você não pode prever ou mudar.

Quanto melhor conseguirmos identificar as causas da nossa ansiedade, mais fácil será administrá-la. Veja algumas dicas para melhorar a ansiedade durante esse isolamento social:

· Tente comer refeições saudáveis ​​e equilibradas

· Exercite-se regularmente, durma bastante

· Evite álcool e drogas

· Arranje tempo para relaxar

· Tente fazer outras atividades que você goste

· Conecte-se com outras pessoas

· Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações

· Observe as mudanças de comportamento em seu filho

· Nem todas as crianças e adolescentes respondem ao estresse da mesma maneira. Algumas mudanças comuns a serem observadas incluem: choro ou irritação excessiva em crianças pequenas

· Converse com seu filho ou adolescente sobre o COVID-19

· Responda a perguntas e compartilhe fatos sobre o COVID-19 de uma maneira que seu filho ou adolescente possam entender

· Tranquilize seu filho ou adolescente que eles estão seguros

· Deixe-os saber que está tudo bem. Compartilhe com eles como você lida com sua ansiedade, para que eles aprendam a confiar em você

· Limite a exposição de sua família às notícias excessivas, incluindo mídias sociais. As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem ter medo de algo que não entendem

· Tente acompanhar as rotinas regulares. Se as escolas estiverem fechadas, crie um cronograma para atividades de aprendizado e atividades relaxantes ou divertidas

· Seja um modelo. Faça pausas, durma bastante, faça exercícios e coma bem. Conecte-se com seus amigos e familiares

Se você, ou alguém de quem gosta, está se sentindo sobrecarregado com emoções como tristeza, depressão ou ansiedade, procure ajuda através da terapia on-line. Pessoas com problemas de saúde mental preexistentes devem continuar com o tratamento e estar atentas a novos ou agravados sintomas.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos em Bangu - RJ, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta. Você não está sozinho, conte conosco!

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page